Sobre
O projeto tem como objetivo debater as mudanças sofridas no jornalismo cultural a partir da chegada do digital. A queda na produção e receita de revistas e programas televisivos do meio, a diminuição das redações e as reorganizações que começaram a partir dessas mudanças. O conteúdo aborda ainda como os jornalistas conseguiram se manter relevantes e aprenderam a monetizar com as novas ferramentas, além de tentar entender o novo cenário de influenciadores/criadores de conteúdo, que se sobressaíram com a utilização dos novos meios.
Autores
Maria Luisa Souza
Maria Luisa, 29 anos, é apaixonada por música, filmes, séries e esportes. A música “As it was” (Harry Styles) tem um grande significado em sua vida. Suas áreas de interesse no jornalismo são esportivo, cultural e a produção. Ela também deseja, um dia, cobrir algum desses eventos: Oscar, Copa do Mundo, Olimpíadas ou um Grande Prêmio de Fórmula 1.
Matheus Teles
Matheus Teles, 22 anos, aficionado por música e cultura. Tem um gato chamado David Bowie, e considera Stories From The City, Stories From The Sea (2000), da PJ Harvey, um dos melhores discos da história. Sua área de interesse no jornalismo é a cultural, sonha em realizar entrevistas com artistas e cobrir lançamentos de discos e shows.
Otavio Rocha
Otavio, 26 anos, trabalha num veículo do setor automotivo. Quase um membro do choque de cultura. Tem três pets (Mya, Phoebe e Bella), que são os grandes amores de sua vida. Adora quadrinhos, e a Ariana Grande, além de possuir uma carteirinha gamer de respeito. Sonha em trabalhar na área cultural, entrevistando artistas e cobrindo grandes eventos.
Agradecimentos
O projeto surgiu de um interesse comum entre os três integrantes: a cultura. Após muitas conversas, nasceu o Rodapé, uma iniciativa que une essa paixão aos conhecimentos construídos ao longo dos quatro anos de graduação (texto, vídeo e áudio).
Primeiramente, gostaríamos de agradecer aos nossos pais, irmãs, amigos e familiares, que nos apoiaram em todos os momentos e nos incentivaram a continuar.
Agradecemos também à nossa orientadora Fernanda Iarossi pelo apoio, conversas e conselhos para que o projeto ficasse cada vez mais completo.
Nossos agradecimentos se estendem ao pessoal do estúdio da universidade, Rodrigo e Bruno, que nos auxiliaram na gravação das entrevistas presenciais e no suporte técnico, ao Alexandre (design) e ao Cristiano (programador), pelo empenho para que este site pudesse ir ao ar.
Agradecemos também aos nossos entrevistados, que possibilitaram a existência desse trabalho, trazendo robustez e agregando conhecimento ao projeto.
Por fim, dedicamos nosso Trabalho de Conclusão de Curso a todos aqueles que, assim como nós, sonham um dia trabalhar com jornalismo cultural.